Siga-nos nas redes sociais

Curta a nossa página do Facebook ou siga-nos por Email!




jQuery(document).ready(function(){ if (document.cookie.indexOf('visited=false') == -1) { var fifteenDays = 1000*60*60*24*30; var expires = new Date((new Date()).valueOf() + fifteenDays); document.cookie = "visited=false;expires=" + expires.toUTCString(); jQuery.colorbox({width:"400px", inline:true, href:"#subscribe"}); } });
NOVIDADES
recent

Entrevista: Lenda ZN Fala Sobre, Charlie Brown Jr, Emicida, Galeria Olido, Sua Carreira e Novos Planos



Hoje vamos conversar com uma figura conhecida no rap paulistano,  Allan Tarcisyo mais conhecido pelo nome artístico Lenda ZN, M.C. e Compositor, residente da Zona Norte de São Paulo. Iniciou no RAP aos 15 anos fazendo Freestyle, teve destaque na cena apresentando-se em lugares como Galeria Olido no projeto apresentado pela Banda Central Acústica, nas lendárias festas da Banda Central Acústica que rolavam na rua.Augusta, e destaque nas batalhas de Freestyle do Sta Cruz. Mais tarde tornou-se Mestre de Cerimônia da festa Zoeira Hip Hop. Apesar de fazer e amar o RAP, grande parte da sua maior inspiração vem da música brasileira, tendo como grande paixão o samba, ritmo que sempre esteve presente em sua vida, por conta desse amor se tornou Compositor de músicas que vão desde o Samba-Canção mais dolente até o Sambalanço mais funk. Em 2011 Lançou seu EP “Mais vivo do que nunca" que conta com produção de DJ Caique. Destaque para a música “Geisha” que tocou em algumas rádios e baladas de São Paulo. Participou do multicultural programa da Tv Cultura - Manos e Minas. Gravou com Flow Mc, Marcello gugu, Emicida, Rashid, Projota, dentre outros projetos. Dividiu o palco com Charlie Brown Jr (Tim Beta Live), Nei Lopes, Dj KlJay, Chapinha Partideiro, dentre outros. Graças a seus talentos Lenda zn conseguiu uma bolsa integral na escola de música "Atelier de la musique" e integrou durante 2 anos um time de estudos musicais práticos e teóricos com especialização em Canto Popular e Coral, abrangendo todo seu conhecimento e possibilidades musicais. Com dois video clipes já lançados, Lenda ZN soutou ha um tempo atras o web vídeo do seu novo single intitulado “Cria do Rap” que conta com a participação do consagrado DJ Marco (Céu, Sintonia, Criolo). O single fará do seu primeiro Disco Oficial chamado “Dei-me Agò” (Dialeto Ioruba que significa: “Me dá licença para eu passar”) que tem prévia de lançamento em 2017, confira abaixo a entrevista!





ORI - Vamos do inicio, quando a música entrou na sua vida?
Lenda ZN - Precisamente aos 8/9 anos quando quis aprender tocar guitarra. Porem aquilo não era amor por musica ou pelo rock, eu era apenas uma criança hiperativa que precisava esbravejar rs, com isso logo larguei o instrumento e continuei apaixonado pelo skate (andava desde os 7 de idade). Por conta do skate, acabei ouvindo a banda que mudaria minha vida: "Charlie Brown Jr.".Eu tinha 10 anos de idade e ali eu me encontrei com a música, eramos Eu, Thiago Chiplay e Roger Campos, viciados em tudo que era da banda. Foi quando estava vendo um programa na rede record chamado "Vida de Artista" , era tarde da noite, se não me engano estava mostrando a vida de uma dupla sertaneja, as correrias de show, eles no estúdio gravando, compondo, tocando, foi nesse exato momento que sem pensar muito, eu peguei uma folha de caderno e compus uma musica falando sobre Skate, com uma pegada Charlie Brown (eu achava ne, pq tava uma merda rs). O mais curioso disso que estou contando pra vocês, é que eu só lembrei que tinha composto essa musica aos 10 anos, à mais ou menos 1 anos atrais durante uma conversa com minha esposa. Por algum motivo essa memória tinha se apagado da minha mente rs. Depois disso claro eu continuei andando de skate e não ligando muito pra musica, foi quando aos 14 anos meu primo Thiago Braudoque me apresentou algumas coisas de rap, entre elas SP FUNK!.. eu ja ouvia Sabotage com amigos da escola, Ndee Naldinho e outros, mas SP FUNK foi quando eu parei e falei.. "E ISSO QUE QUERO FAZER, ESSA E MINHA CARA" e menos de 1 ano depois (aos 15 de idade ) eu ja estava fazendo freestyle na Galeria Olido com a banda Central Acústica. Desde ai nunca mais parei!


ORI - Conte-nos sobre o seu inicio, tempos da olido, o que mudou de la pra cá?

Lenda ZN - Ah era muito bomm (Sorriso Nostalgico), era tudo muito novo, tudo muito ingenuo, totalmente inocente para todos nós. A Galeria Olido foi sem duvida nenhuma a nossa São Bento. Foi ali que nos encontramos, foi ali que nos conhecemos, trocamos informações e mais do que isso, fazíamos freestyle, como era bom rimar na hora com seus amigos e depois sair lembrando como foi foda. Não havia ego,não havia organização de carreira tambem, nem mensurávamos nada alem, era apenas, amigos, freestyle, uns drink e risadas. Isso e muito bom ne? rs. Da Olido para os palcos da Central Acústica entrando escondido pois eu tinha 16, depois quintas de Festa Sintonia (escondido tambem rs) e pra completar, Sabados de Batalha do Santa cruz. Tudo isso foi muito importante para nos como musico e como seres humanos. Trocar experiencias, conhecer gente igual você só que de outras quebradas, batalhar, aprender, vencer, perder. O hip hop é realmente uma escola de vida. 
De lá pra cá tudo mudou né? Mas costumo olhar com bons olhos pois pra quem nem imaginava que era possível viver de rap se a gente se organizasse, chegar onde chegamos é uma conquista de muita luta e suor dos que vieram antes de nós. Seria muito injusto com o RAP, cheio de talentos musicais, ficar preso a uma redoma De raiz, mas que morreria de fome! Tínhamos que alcançar isso, tínhamos que poder viver do que amamos, se somos bons, porque não lucrar com isso? ir alem? alcançar mais vidas? pra que pouco? quem quer pouco? Eu nao quero, quero muito, muito, porque PROSPERIDADE não e vergonha pra ninguém. É claro que em todo caminho ha seus erros, pessoas se perdem, e isso é em tudo, por isso só me foco na parte boa e espero do fundo do coração que todos os bons músicos possam alcançar o mais alto patamar para poder então mudar tantas vidas quanto forem necessárias.  


ORI  - Muitos não sabem sobre a sua parceria com o Charlie Brown Jr, como rolou?

Lenda ZN - Pô, vocês viram o que eu disse na primeira pergunta ne? rs. Imagina o que foi pra mim aos 22 anos realizar algo que eu já nem sonhava mais, era algo muito distante, Negra Lee cantava com eles, Sabotage cantava com eles, RZO cantava com eles e entre outros. EU?  nem imaginava algo do tipo rs. Mas como o universo tem suas leis, essa parceria caiu no meu colo, não por acaso, dependeu de uma resposta positiva minha pra algo que muitos diriam não. Foi assim, recebi mensagem de um cara dizendo que viu uma publicação pra fazer um comercial, e queriam pessoas que exercessem alguma função artística e coisas do tipo, era pra fazer um comercial que seria vinculado na internet e eu receberia por isso, me interessei pela parte de receber e como tenho contas a pagar decidi
me inscrever sem pensar muito, mas tendo em mente que não faria nada se chegando lá tivesse que me por a fazer algo que eu não acreditasse. Fui chamado para o teste, passei, ai me explicaram como seria, que eu seria apresentado como Lenda ZN mesmo, ia falar de mim como músico, e claro, topei. Fiz o comercial, conheci pessoas incríveis que tenho contato ate hoje e ganhei meu dinheirinho. Menos de 1 ano depois, o pessoal da empresa me convidou para um evento que teria no fim do ano chamado "TIM BETA LIVE 2012" e que a banda que iria tocar seria o Charlie Brown jr e eles teriam a participação de um Rapper, esse Rapper era EU rs. Foi incrivel pois conheci os caras 1 dia antes e a sintonia foi imediata, tínhamos muitos amigos pessoais em comum, eles piraram no rap que eu fiz pra eles, Eu e o  Chorão passamos horas conversando, ele me contou varias historias que ele viveu na minha quebrada antes de se mudar para santos. E  ai no outro dia foi o show no Cine Joia, momento mágico, foi realmente uma coisa incrivel e eu vou guardar esse momento pro resto da minha vida como um presente dos Ceus. 


ORI - Bem la atrás, no começo de carreira você gravou com o Emicida, fale sobre essa parceria.
Lenda ZN - Foi sim, Eu e o Emicida nos conhecemos nos freestyles da Galeria Olido e como Ele tambem era da Norte, logo ficamos parceiros. Nós eramos quase uma Dupla de freestyle, nos encontrávamos quase todos os dias no centro da cidade pra ficar trocando ideia, fazendo free e mostrando as letras que tinhamos e tambem iamos pra todo e qualquer rolê de rap que tinha e sempre encontrávamos um jeito de subir no palco pra rimar. 
Foi quando Eu recebi um convite do Slim Rimografia para fazer um som pra sua mix tape "Bruce Slim", ainda bem crua. Logicamente, aceitei na hora, nem acreditava que tinha sido chamado pra uma mix tape logo de um cara que eu sempre fui fã. Passei noites trocando beats com o Slim pelo msn ate que escolhi a instrumental que hoje todos conhecem como a instrumental do som "A rua e noiz Part. II". Comecei fazer o som, fiz o refrão e logo percebi que seria legal dividir aquela faixa, não pensei duas vezes e convidei o Emicida, que topou na hora, arrumou uma frase do refrão e fez a parte dele. Eu tinha 17 anos na época, foi muito bom pra nós, a mix tape acabou não saindo porem o som foi solto e agradeço o convite do Slim e a parceria do Emicida comigo nessa. 


ORI - Hoje você está mais velho, teve mais vivência, deve adquirido mais conhecimento, você estudou música, certo? Fale sobre essa experiência e como impactou em sua vida.

Lenda ZN Sim, a idade vem chegando, as vivencias crescem e com isso mais conhecimento, ainda sou novo, tenho apenas 28 anos, porem esses 11 anos de RAP mudou muita coisa em mim e na minha concepção de vida. Quando comecei, comecei apenas fazendo freestyle, somente aos 16 tentei compor um rap, aos poucos fui me viciando na arte de compor e por ouvir muito samba percebi que o jeito de compor samba era diferente, tinha 2 rimas em uma frase ao invés de uma, achei legal e quis tentar, desde ai percebi que estava me tornando compositor. Amo a arte de compor, brincar com palavras, flows, formulas de compasso, acho que hoje sou muito mais compositor do que cantor, na real acho que todo MC é mais compositor do que cantor, pois primeiro aprendemos a por o que pensamos em palavras que rimam e só depois, pelo anseio de mostrar pro mundo o que pensamos, é que vamos la no palco e rimamos, o palco é uma desculpa pra desabafar e ser ouvido. Voltando a evolução musical, depois de muito compor, fiquei com vontade de vender meus sambas mas percebi que não sabia canta-los da maneira certa, era desafinado por passar anos cantando com a voz falada, não conseguia alcançar notas melódicas mais extensas, dai veio a necessidade de aprender a cantar melodicamente, era apenas pra poder gravar os sambas de um jeito atrativo e mostrar pra sambistas. Mas foi alem, muito alem, quando percebi as possibilidades com meu instrumento (voz) fiquei louco, apaixonado por cantar, explorar esse instrumento tao vasto, tao único e tao frágil podendo se perder caso não se aprenda a cuidar da maneira certa. Acabei me tornando bolsista em um atelier de musica de são paulo e la estudei Canto Popular, Coral, Teoria Musical, Percepção Musical, Coral, Percussão, Pratica de Banda, Pratica de Banda MPB, Leitura para Cantores e de quebra aprendi um pouco de piano com amigos por lá. Nunca imaginei que isso evoluiria alguma coisa no meu rap, mas estava enganado. Ganhei mais potencia vocal, folego, brinco com minha voz, tom, timbre, jeito, métrica, dinâmica e mais do que isso, hoje consigo pegar qualquer músico e dizer o que eu quero na produção do meu som, isso falando a mesma linguagem dele. Não tenho palavras pra dizer pra todos vocês o quanto estudar musica muda sua vida, seu jeito, sua percepção e abrangência musical, indico a todos sem pestanejar. Não estou dizendo para serem um NERD da musica, não precisa, mas aprenda tudo que você puder a mais sobre seu instrumento, sobre outros instrumentos, sobre musica, formulas de compasso, timbres e afins, garanto que tudo vai mudar.



ORI - Você não se limitou ao rap, com o que mais você tem trabalhado nos últimos anos?

Lenda ZN - Como disse acima, me tornei compositor. Componho sambas, sambarock, samba-canção, partido alto, gosto também de compor umas baladas romântica anos 80, gosto muito de escrever uns sons ou uns refroes "Disco Funk" meio sambalanço, o que tambem serve para refroes em alguns dos meus raps mais suingados. Pretendo estudar mais sobre voz pra poder em algum momento ter ferramentas para ensinar precisamente MC's a cuidar da sua voz, a evoluir com seu instrumento, mas no momento me privo a aprender mais para mim mesmo pois também estou só no começo dessa eterna busca. Tenho participado de Discos de outros musicos, tanto do RAP como da cena da MPB e composto com artistas distintos que me permitem aprender sempre mais.


ORI - Pode nos adiantar algo sobre seu novo trabalho? Processo de produção, influências, participações, previsão de lançamento

Lenda ZN - Com certeza. Em 2017 lançarei meu primeiro Disco Oficial, batizado de "Dei-me Agò" que é uma frase com um dialeto Ioruba usado para pedir "licença para passar". O Disco esta sendo Dirigido e Produzido por Lenda Zn, Cabe Violero e Fabinho D.C, e está sendo feito todo tocado organicamente por músicos convidados, sem uso de samples e controladores, com exceção de algumas batidas (Bumbo, caixa, chimbal) que são eletrônicas por conta do peso do RAP. A escolha de fazer tudo orgânico não foi atoa, desde o inicio minha ideia era imprimir essa minha brasilidade e referencias de tambor com meu rap que sempre foi suingado. A ideia é fazer um disco que possa animar as pessoas, trazer dias de alegria, que elas possam ouvir o disco em um churrasco com a família, no carro, ou ate mesmo em casa. O Disco vem carregado de exaltação à autoestima do ser humano e reflexividades sobre a vida e nossos anseios como ser individual. E claro é também um disco para mostrar pro mundo o Lenda que somente quem convive por perto conhece, afinal estou sem lançar nada novo a um bom tempo. 
Quanto as participações posso adiantar a do Mestre DJ MARCO que todos já puderam conferir no single "Cria do Rap" e meu parceiro de longa data Marcello Gugu. Tem outros Grandes Nomes do RAP Brasileiro, mas esses deixa pra quando o Disco sair rs.



ORI - Considerações finais, deixe seu salve
Lenda ZN - Quero agradecer a equipe do O RAP INFORMA pela confiança e interesse em disseminar pro mundo um pouco do que venho passando nestes 11 anos de RAP, em especial ao Euler pelo apoio de sempre! 

Obrigado a todos que vem acompanhando meu dia a dia nas redes sociais e pedindo o novo disco logo, obrigado mesmo, vocês não tem noção do quanto isso me motiva. 

E pra fazer aquele jabá de favela: Quem quiser contratar pra show, entrevistas e afins meu contato é lendazn@gmail.com e sigam-me nas redes sociais Instagram: @lendazn / Facebook e Youtube: /lendazn ...E é isso. Fiquem com Deus e desejo que o sonho sincero de cada um de vocês possa ser alcançado. Abraços, Adupè, Asè!
Unknown

Unknown

Tecnologia do Blogger.